Algas: A solução revolucionária para substituir os plásticos tradicionais

Das algas verdes ao plástico

De algas a plastico

A emergência ambiental enfrenta-nos com duas ameaças críticas: os plásticos asfixiam os ecossistemas (através de microplásticos e poluição marinha) e as algas tóxicas comprometem a saúde humana (causando danos hepáticos, neurológicos e respiratórios)

Bouteille dans l'eau
Plásticos

Anualmente, 396 milhões de toneladas de plástico entram no planeta, com um terço dessa maré de resíduos infiltrando-se nos ecossistemas. A gestão inadequada deste material exige ações urgentes para mitigar seu impacto ambiental, conforme alertado por estudos do WWF.

Algues vertes
Algas verdes

A proliferação de algas verdes, agravada pelas mudanças climáticas e pela poluição, asfixia os ecossistemas costeiros, contaminando recursos hídricos e colocando em risco a saúde pública através de toxinas que causam doenças hepáticas, neurológicas e respiratórias.

Monde et Eranova
Eranova

Graças a uma solução inovadora e patenteada, respondemos a dois desafios globais: a poluição plástica e a proliferação de macroalgas verdes invasoras. A nossa tecnologia transforma estas algas poluentes, que invadem praias, em resinas de origem, recicláveis, biodegradáveis ou compostáveis – um processo que denominamos Upcycling .

Plásticos de algas:
uma mudança sustentável para mitigar o impacto ecológico dos plásticos derivados do petróleo

Reduzindo a pegada de carbono: estratégias práticas e impacto

O cultivo de algas absorve dióxido de carbono da atmosfera, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, a produção de bioplásticos à base de algas apresenta uma pegada de carbono significativamente menor do que os plásticos tradicionais. As algas destacam-se como sumidouros de carbono potentes, absorvendo dióxido de carbono a uma taxa até 20 vezes maior por unidade de área do que as plantas terrestres.

Versatilidade

As algas podem ser utilizadas para produzir diversos tipos de bioplásticos com propriedades distintas, adaptados a aplicações industriais e comerciais variadas.

Potencial de escalabilidad

As tecnologias de cultivo de algas estão a evoluir rapidamente, impulsionadas por inovações, que permitem a produção em larga escala para a fabricação de bioplásticos.

Sustentabilidade

As algas são uma matéria-prima renovável, enquanto os recursos fósseis utilizados na produção de plásticos convencionais têm um ciclo de vida longo e impacto ambiental elevado

Alinhamento estratégico

Políticas da UE: O projeto está em consonância com o Green Deal, a Estratégia de Bioeconomia e o Plano de Economia Circular, contribuindo para a transição para uma economia sustentável

Orgulhamo-nos em anunciar que a Eranova integra o portfólio das 1.000 soluções da Fundação Solar Impulse, reconhecida por promover inovações limpas e rentáveis que contribuem para um planeta mais verde. A nossa tecnologia pioneira, que transforma algas marinhas encalhadas nas praias em resinas biológicas, reduz a poluição plástica e alinha-se com os critérios de sustentabilidade e viabilidade econômica da Fundação.

Partilhe esta página